Estação mais fria e seca do ano, o inverno é a época ideal para reformar e repaginar a área externa da sua casa. Além de ajudar no andamento das obras pela ausência das chuvas, a baixa temporada favorece preços mais atrativos na compra de materiais.
Veja também:
- As melhores plantas para fazer um jardim na varanda
- 20 piscinas cobertas de tirar o fôlego
- Decoração para jardim: veja fotos de 9 antes e depois inacreditáveis
É hora de avaliar alterações estruturais, como possíveis rachaduras nos ambientes e a necessidade de fazer uma reforma na piscina. Também é um bom momento para redecorar a varanda, aproveitando o período de liquidações para renovar os móveis sem gastar muito. As reformas no inverno deixarão sua área de lazer pronta para uso nos dias mais quentes do ano.
Piscinas
É o momento de esvaziar as piscinas e aplicar um olhar clínico em seu interior para prolongar a sua vida útil, seja ela de alvenaria, fibra ou vinil. Na piscina com pastilhas e azulejos, deve-se observar a cor do rejunte e possíveis descolamentos de peças. “Quando o rejunte está escuro, com aquele aspecto de encardido, pode-se considerar como um sinalizador de possíveis infiltrações”, explica a arquiteta Karina Korn.
Para quem tem uma piscina de vinil em casa, a aparência esbranquiçada, ressecada ou com bolhas é um sinal de urgência. A ausência do reparo pode resultar em uma troca completa do material. Já a descoloração da piscina de fibra indica que está na hora de aplicar um novo polimento ou pintura. “O cuidado preventivo realizado por mão de obra especializada evita prejuízos lá na frente”, enfatiza a profissional.
Áreas de lazer
As varandas e as áreas de lazer com churrasqueira, forno a lenha ou forno de pizza também precisam de cuidados. Aproveite essa época para impermeabilizar os tijolos e verificar as condições do telhado, mas também para redecorar o ambiente. Personalize o espaço com itens decorativos e não se esqueça da iluminação nas reformas de inverno.
Segundo a arquiteta Karina Korn, os protagonistas da próxima estação são os móveis aconchegantes, de fácil manutenção, práticos e de grande durabilidade. Entre as melhores opções de materiais, estão as fibras sintéticas com aspecto de naturais em peças como poltronas e chaises.
Os ombrelones – os populares guarda-sóis – proporcionam sombra na área externa e ainda trazem uma aparência mais requintada para decoração. Estruturas de madeiras (pergolados) também ajudam a criar sombra no jardim e tornam o ambiente mais convidativo para os momentos de descanso.
A área de lazer permite apostar em diferentes combinações de cores, até mesmo as mais ousadas. Tons neon e cítricos estão entre os queridinhos nas estações mais quentes. “Toda e qualquer cor pode ser utilizada em todo e qualquer espaço, basta saber usar, misturar e harmonizar”, lembra a arquiteta. Para quem vai reformar a piscina ou até mesmo construir uma, o azul e o verde são as cores mais usuais. “São tons que remetem a natureza, as plantas, o céu, o mar… Assim acabam por serem os mais escolhidos e utilizados”, diz Karina Korn.
Veja também:
- Piscina colorida: a nova tendência é nadar em cores
- Varanda gourmet: veja 3 pontos fundamentais antes de montar a sua
- 7 plantas lindas que repelem mosquitos e insetos naturalmente
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br